Thursday, October 20, 2005

Sozinha em casa


E cá estou eu novamente, mas desta vez sozinha em casa... é verdade, os meus amiguinhos foram dar uma saltada a Portugal pois não podiam perder mais uma actuação da nossa querida TAFEP, no fantástico FITU. Mas já prometemos que no sábado vamos juntar o pessoal cá em casa para ver a actuacção pela net. Eu entretanto, aproveito e vou fazendo umas jantaradas e vou ver futebol para casa da Ana ou até um barzito, sim porque aqui com tanta nacionalidade há sempre uma das "nossas" equipas a jogar num qualquer canal. E sabem que mais apesar do Boavista este ano não estar na UEFA a minha gente conhece essa grande equipa que tenho no coração. Ahh pois é... Já agora aqui fica uma fotozinha do meu aconchegante quartinho, que eu tanto adoro...

Monday, October 17, 2005

A primeira neve


Hoje, quando acordei e olhei pela janela, como faço todos os dias, vi lá no fundo uma das montanhas com manchas de neve… E uma outra mais ao lado também tinha as cataruchas das arvores meias enevoadas… Pensei cá para mim, a neve já chegou à montanha, pode ser que não demore muito a chegar cá baixo à cidade… E não é que não demorou mesmo nada?! Passado uma hora, já eu tinha tomado o pequeno-almoço e uma banhoca quentinha, fui à varanda apanhar a roupa que lá secava e Ixtanan!!! Estava a nevar!!! Estamos em meados de Outubro e já nevou no centro de Brasov. Eu tenho que admitir que fiquei muito feliz… aos 24 anos esta foi a primeira vez que vi neve a cair… e digam o que disserem, é um espectáculo lindo de se ver… a seguir lá fomos nós para a faculdade, todos agasalhados e com imensa dificuldade em acreditar que já nevou tão cedo. O Daniel já tinha visto nevar mas para o Vítor também foi a primeira vez… Escusado será dizer que a população local, como por exemplo a Ana, não achou piada nenhuma a que a primeira neve deste Inverno viesse em Outubro, mas nós lá andamos com a língua de fora a saborear cada bocadinho desta nova experiência… tirando fotos e fazendo figura de paspalhos…

Thursday, October 13, 2005

Balanço dos primeiros 12 dias…

A primeira semana foi de doidos, uma cidade nova, milhentas pessoas novas, as saudades de casa, e ter que dormir numa hospedaria que Deus me livre. Os dormitórios lá são melhores do que os quartos privados, pena que só descobrimos isso mais tarde. Todos os dias tínhamos um apartamento para visitar, uns maus outros muito bons mas caríssimos, um que gostamos mas alguém que tinha visto primeiro e decidiu ficar com ele… e depois finalmente lá veio a nossa casinha. Não é nada fantástico mas é o suficiente, tenho um quarto aconchegado, mas onde o sol brilha todo o dia, tenho uma boa vista… lá no fundo vejo as montanhas que rodeiam toda a cidade. Brasov é uma cidade muito linda perdida no meio dos cárpatos. Tenho a parede do quarto repleta de fotografias do meu pessoal e todos os meus novos amigos adoram entrar no meu quarto e ficar a olhar para lá. Eles dizem que se nota logo que aquele é o quarto da rapariga cá da casa. A rapariga que conhecemos no gabinete do programa Erasmus, Anamaria, tem sido incansável, “emprestou-nos” os amigos dela e todos juntos esforçam-se ao máximo por nos fazer sentir em casa. Este fim-de-semana foi o aniversário do Vítor e os outros Erasmus de Bucareste vieram até cá fazer uma visita. A Ana levou-nos a fazer uma visita guiada pelas muralhas da cidade velha e também pelo meio da montanha mais perto da cidade. E acabamos a visita no festival da cerveja que se realizou lá este fim-de-semana. Ontem, segunda-feira o pessoal de Brasov fez uma festa surpresa para o Vítor, cá em casa e foi muito fixe pois ele não desconfiou mesmo de nada. Esta semana vamos começar a conhecer os professores, como não entendemos muito de romeno o mais provável é não termos uma carga horária muito pesada. Passei o último Domingo em casa de um dos amigos da Ana, estivemos a fazer panquecas que demoraram uma eternidade a ficar prontas e depois em meia dúzia de segundos desapareceram, pusemos compota de marmelo e estavam fantásticas. À noite antes de irmos tomar café passamos em casa da Ana e eu provei um prato típico romeno que a mãe dela tinha estado a fazer, chama-se sarmale… É fantástico! Da próxima vez que ela fizer vou tentar estar lá para aprender. Deve ser lá pró fim do mês no aniversário da Ana.

Sunday, October 02, 2005

As primeiras impressoes

Os primeiros 5 dias passaram a voar. Ainda n tenho casa mas parece q ja estou aqui ha imenso tempo, ja tenho mais de 10 amigos e saimos todas as noites juntos para tomar cafe.
Os outros Erasmus sao mt simpaticos e os romenos receberam-me de bracos abertos. Esta foi a primeira vez q consegui um minuto para vir aqui dizer qq coisa, quero tb agradecer a todos os q me mandaram msgs de despedida, foram todas amorosas e fizeram-me sentir muito bem. Obrigada por tudo e a todos. Beijinhos gds e prometo voltar a escrever em breve.